A ‘visita’ de um tucano a uma praça do centro de São Miguel Arcanjo (SP) foi registrada por uma equipe de reportagem da TV TEM durante gravação na cidade na última semana. A ave estava em uma árvore.
De acordo com o subtenente da Polícia Militar Ambiental de Itapetininga (SP), Flávio Antônio Silva, a espécie encontrada em São Miguel Arcanjo é a ‘tucano-de-bico-verde’. Ainda segundo o subtenente, que atua no monitoramento ambiental de toda a região, a presença de um tucano e outros animais silvestres na área urbana não é rara. Isso porque o município fica próximo ao Parque Estadual Carlos Botelho, que tem uma grande diversidade da fauna brasileira. Muitos animais, como o tucano, são atraídos para o meio urbano em busca de alimentos ou mesmo quando estão em trânsito para outras áreas.
A recomendação da polícia aos moradores que se depararem com os animais silvestres no meio urbano é não dar comida às aves porque os tucanos sabem procurar alimentos.
A Polícia Ambiental ainda recomenda que não seja tentado o resgate ou feito o arremesso de objetos contra eles. Caso os animais estejam machucados, a orientação é de que a polícia seja acionada. Equipes especializadas poderão fazer a remoção para não agravar os ferimentos do animal. No caso de invasão de áreas urbanas, a polícia ou bombeiros devem ser chamados para resgatar os ‘visitantes’ e levados até a mata mais próxima.
Fonte: G1