Em Peruíbe, litoral de São Paulo, pescadores foram multados pelo Ibama, após materem dois tubarões-martelo adultos e cinco filhotes. De acordo com o G1, o órgão ambiental divulgou que descobriu o crime após receber denúncias através de vídeos gravados pelos próprios pescadores, que divulgaram o conteúdo em suas redes sociais.
Segundo o Ibama, os tubarões-martelo estão ameaçados de extinção. O artigo 29 da Lei de crimes ambientais proíbe a morte, perseguição, caça e utilização de espécies da fauna silvestre, nativos ou que estejam em rota migratória. A pena em casos assim, pode chegar até a um ano de detenção, além de uma multa, que no caso dos pescadores foi de R$ 5 mil por animal abatido. Cada pescador terá de pagar R$ 35 mil reais.
De acordo com o analista ambiental do Ibama, Fábio Zucherato, os pescadores reagiram com hostilidade. Embora os animais não tenham sido encontrados, no vídeo é possível ver que a fêmea levava cinco filhotes, todos mortos de forma brutal pelos pescadores. Em nota divulgada pelo Ibama, Fábio Zucherato diz que a fauna não pode ser tratada como troféu, sendo exibida de forma cruel em vídeo.
O analista ambiental também afirma que o Ibama tem ficado atento às redes sociais e sempre que a equipe recebe vídeos e fotografias que caracterizem algum tipo de crime ambiental, procura-se ser feita a identificação do autor para que possa haver punição. O Ibama orienta que a população denuncie caso veja ações desse tipo, e informa que possui canais para aproximar-se com o cidadão, sendo possível fazer denúncias.