EnglishEspañolPortuguês

CONSUMO DESTRUTIVO

Tubarões ameaçados de extinção continuam sendo mortos para a alimentação do ser humano

Leis de proteção para esses animais são ignoradas na Europa

16 de janeiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Diego Delso | Wikimedia Commons

De acordo com pesquisadores, tubarões ameaçados de extinção estão sendo mortos e vendidos como peixes para consumidores desavisados. Um novo estudo estimou que a mortalidade de tubarões devido à pesca aumentou para 80 milhões de 2012 a 2019, sendo que 25 milhões eram de espécies ameaçadas de extinção. Os responsáveis pela pesquisa alertam que esses números provavelmente estão errados devido a falta de informação sobre alguns países, e o número real pode chegar a 101 milhões.

Desde que os tubarões foram reconhecidos como ameaçados de extinção, governos e organizações internacionais proclamaram leis para protegê-los. Os maiores esforços foram feitos para reduzir o comércio de barbatanas de tubarão. Quase 70% das jurisdições marítimas do mundo introduziram algum tipo de legislação para proteger esses animais da pesca.

A repressão às barbatanas de tubarão incentivou a indústria pesqueira a buscar meios alternativos para vender tubarões, o que, segundo os pesquisadores, resultou em um aumento na demanda por carne de tubarão. Isso significa que a legislação sobre barbatanas de tubarão não reduziu a mortalidade, e, segundo Darcy Bradley, uma das autoras do estudo, ela está, na verdade, aumentando.

Para investigar o número de tubarões mortos para servir de alimento, os pesquisadores da Universidade de Dalhousie no Canadá rastrearam cerca de 1,1 bilhão desses animais em 150 países de pesca entre 2012 e 2019. Eles descobriram que as mortes relacionadas à pesca de tubarões haviam ultrapassado os 100 milhões por ano em 2019.

Os cientistas afirmam que os tubarões são frequentemente vendidos como uma carne misteriosa não rotulada em restaurantes ao redor do mundo. “Os tubarões fazem parte de uma cadeia de abastecimento global. Há países em todo o mundo que consomem carne de tubarão e às vezes nem sabem disso”, disse Laurenne Schiller, uma das autoras da pesquisa e cientista de conservação marinha, ao The Times.

No Reino Unido, peixarias foram conhecidas por vender tubarões. Isso foi relatado em 2019, quando testes de DNA revelaram que 90% de determinados tipos de peixes eram na verdade tubarões galhudo, espécie ameaçada de extinção que não pode ser capturado legalmente em águas europeias.

Entre as medidas para proteger esses animais, especialistas pedem principalmente pelo fim do “finning”, prática que envolve cortar as barbatanas dos tubarões vivos antes de jogá-los de volta na água para se afogar ou morrer de fome. A prática é ilegal na Europa, mas estudos mostram que os países da União Europeia respondem por metade do comércio asiático de barbatanas de tubarão.

A captura incidental é outra grande preocupação na indústria pesqueira, onde a pesca com redes resulta na captura de espécies indesejadas, incluindo tubarões. Somente peixes à base de plantas e frutos do mar veganos podem garantir a segurança de todas as espécies de animais marinhos.

    Você viu?

    Ir para o topo