Um tubarão da espécie cação-anjo (Squatina Guggenheim Marini), criticamente ameaçado de extinção, foi encontrado sem cabeça e exposto para venda na cidade de Bertioga, Litoral Norte de SP. Os criminosos responsáveis pela pesca e morte do animal fugiram com a chegada de uma equipe da Polícia Ambiental ao local.
Segundo o biólogo Carlo Magenta Cunha, o animal é encontrado em ambientes marinhos e estuarinos entre o Sudeste do Brasil e o Norte da Patagônia Argentina. Um dos principais inimigos à sobrevivência desta espécie é a pesca.
Ele alerta que a captura do animal é crime, pois a espécie está na do lista Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e é classificada como em perigo de desaparecer completamente. “Embora pareça uma raia, é um tubarão. Ele está realmente na lista de animais ameaçados, é proibida a pesca”, disse em entrevista ao portal G1.
Infelizmente os responsáveis pelo assassinato e decapitação do tubarão não foram identificados e punidos pelo crime ambiental, cuja autuação seria apenas uma multa.