EnglishEspañolPortuguês

'Trote do Bem' promove doação de cães em Presidente Prudente (SP)

12 de agosto de 2014
2 min. de leitura
A-
A+

Alunos terão que estabelecer o perfil familiar dos interessados na adoção (Foto: João Paulo Barbosa/Assessoria de Imprensa Unoeste)
Alunos terão que estabelecer o perfil familiar dos interessados na adoção (Foto: João Paulo Barbosa/Assessoria de Imprensa Unoeste)

Os alunos do curso de medicina veterinária da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), de Presidente Prudente, que iniciaram as aulas neste segundo semestre de 2014 estão participando do “Trote do Bem”, no qual, os calouros foram divididos em 12 grupos e cada um deles foi incumbido de fazer a doação de um cachorro. A atividade faz parte do projeto “Doação de Cães” que está cadastrado na Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext) desde 1990.
Os alunos terão de estabelecer o perfil de cada família que receberá os animais, para saber se os integrantes realmente gostam de cães e se possuem condições para alimentá-los e dar carinho. O prazo para o cumprimento da ação vai até 8 de setembro.Dos 12 animais que serão doados, a metade é do canil do Hospital Veterinário da Unoeste e a outra parte da Pastoral de Proteção aos Animais São Francisco de Assis, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo.
Para as adoções, os alunos poderão disponibilizar fotos dos animais nas redes sociais. Cada cão a ser disponibilizado terá a apresentação de suas características, em relação ao tamanho, pelagem, índole, entre outras.
A proposta deste trote solidário visa o envolvimento estudantil num projeto de cunho educacional e social, de acordo com o professor Haroldo Alberti que divide a coordenação de extensão com Rafael Costa Guilhen, amparados pela coordenação geral de Rosa Maria Barilli Nogueira e da diretoria de Glaucia Prada Kanashiro.
Alberti afirma ainda que os cachorros doados são animais dóceis e carentes, a maioria recolhida nas ruas e que já receberam todos os cuidados veterinários. No primeiro semestre deste ano da recepção aos calouros a ação do “Trote do Bem” na medicina veterinária foi a arrecadação de ração. A quantia de 1 tonelada, destinada para a pastoral da paróquia que tem sede na Vila Maristela.
Para a aluna Ana Beatriz Espindola Damasceno, residente de Assis, a escolha sobre o curso se deve ao que é comum para todos que escolhem essa graduação: gostar de animais. Por isso, não aceita a ideia de animal abandonado e aprova integralmente o projeto “Doação de Cães”.
A caloura Nadiele Taise, que é de Regente Feijó, sonha em ser médica veterinária desde a infância e numa relação de afeto com os animais, sendo que em sua casa são dois cachorros, vê o projeto como algo importante. “A ação de amparo e proteção dos animais não atingirá somente às famílias dispostas à adoção, mas à sociedade em geral que tiver conhecimento. Os que receberem os apelos pelas redes sociais saberão que os animais são carinhosos e precisam de cuidados”, ressaltou.
Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo