Os incêndios florestais que se alastram no Havaí afetam não só os moradores locais, como também centenas de cachorros, gatos e outros animais domésticos. Ao todo, estima-se que três mil animais da cidade de Lahaina estejam desaparecidos, segundo a Maui Humane Society.
De acordo com a diretora de marketing da entidade, Katie Shannon, alguns animais chegam às clínicas em estado crítico. “Vimos cachorros que, na prática, perderam suas patas porque tiveram que correr do fogo e a queimadura chega até o osso”, afirmou a protetora.
A instituição busca ajudar os animais feridos e tenta reconectá-los aos seus donos. Galinhas, pássaros, porquinhos-da-índia, coelhos, cachorros e gatos são alguns dos animais que conseguiram ser tratados nas clínicas locais. Outros, infelizmente, não tiveram a mesma sorte e morreram carbonizados na ilha de Maui.
Ainda não se sabe o tamanho da destruição do incêndio. Por isso, os grupos de defesa dos animais falaram com a polícia para entrar nos locais atingidos pelo fogo. A região também foi reforçada com instalações de comida e água para atrair os animais com o objetivo de capturá-los e levá-los ao abrigo.
Fonte: Metrópoles