Trinta pássaros silvestres mantidos em gaiolas foram resgatados pela Polícia Militar Ambiental, nos bairros Vila Nova e Vila Verde, em São Mateus, região Norte do Espírito Santo.
Nos cativeiros também foram encontradas armadilhas para capturas de pássaros e gaiolas. Seis pessoas responsáveis pelas aves foram notificadas e responderão por crime ambiental.
Os pássaros foram encaminhados para Floresta Nacional do Rio Preto, em Conceição da Barra, na mesma região. No local, os animais recebem tratamento adequado visando a reintrodução à natureza.
Além dos doze coleiros, dois sofrês, seis canários-da-terra, três sabiás, dois gaturamos, duas jandaias adultas e três filhotes, os policiais apreenderam cinco armadilhas para capturas de pássaros e 22 gaiolas. Seis pessoas responsáveis pelos pássaros apreendidos foram notificadas e irão comparecer ao Juizado Especial Criminal de São Mateus, onde responderão pelo crime ambiental de manutenção de animais em cativeiro.
Segundo a Polícia Ambiental, a manutenção de animais da fauna silvestre nativa em cativeiro, sem licença do Ibama, é crime e a pena vai de seis meses a um ano de detenção, além do pagamento de multa.
A polícia orienta as pessoas para que não mantenham nenhum tipo de animal silvestre em cativeiro de forma irregular ou que procurem a Polícia Ambiental mais próxima a fim de fazer a entrega voluntária, não imputando ao cidadão nenhum tipo de responsabilidade penal.
Fonte: G1