EnglishEspañolPortuguês

RETROCESSO

Tribunal holandês autoriza que pessoas atirem em lobos com armas de paintball

26 de janeiro de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Nessa quarta-feira, 24, foi determinado, depois de uma longa batalha legal, que autoridades holandesas podem atirar com armas de paintball em lobos “desviantes” que possam representar algum perigo para a população. A decisão foi tomada enquanto, por toda a Europa, intensifica-se o debate acerca da proteção destes animais, bem como da população para com eles.

Segundo o The Guardian, foi decidido no tribunal de Utrecht, no centro dos Países Baixos, que o comportamento de alguns lobos do parque nacional De Hoge Veluwe era “uma séria ameaça à segurança pública”. Isso porque, ao contrário de como era há alguns anos, agora alguns destes animais não têm mais medo de humanos, e a aproximação com um deles pode vir a ser perigosa e até mesmo letal.

No tribunal, foi mencionada uma loba que já era conhecida na região por se aproximar de ciclistas, caminhantes e até fotógrafos, sem demonstrar qualquer medo. “O fato de o lobo parecer ter cada vez menos medo das pessoas não significa que o animal já não possa tornar-se agressivo e morder”, foi afirmado durante a decisão.

Além disso, também foi constatado que outros métodos comuns para espantar lobos, como gritar, já não são mais tão eficientes; e a utilização de spray de pimenta poderia ser perigosa para estes animais. “Não há outra solução satisfatória a não ser atirar no lobo com uma arma de paintball e… Isso é necessário no interesse da segurança pública”, concluiu o tribunal.

População de lobos

A recente decisão do tribunal de Utrecht foi feita em um momento em que a Europa, em geral, vem lutando contra sua população de lobos, que não só se recuperou de uma quase extinção, como também vem crescendo cada vez mais. Desde dezembro, já corria na Comissão Europeia uma ideia de alterar o estatuto de proteção dos animais, permitindo que os lobos pudessem ser caçados.

Uma alteração no estatuto de proteção aos lobos solicitada por Bruxelas aos países membros da União Europeia era de deixar de considerar a espécie “estritamente protegida”, para considerar apenas “protegida”, o que já permitira a caça deles sob alguma regulamentação restrita.

Vale mencionar que a atual presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, também possui uma história própria com esses animais: ela perdeu seu pônei idoso, Dolly, em setembro de 2023, tendo sido atacado por um lobo que invadiu seu recinto na propriedade da família de von der Leyen, no norte da Alemanha.

Ao todo, estima-se que exista, em toda a União Europeia, uma população aproximada de 20.300 lobos.

Fonte: Aventuras na História

Nota da Redação: o recente veredicto de um tribunal holandês, que autoriza atirar em lobos com armas de paintball, é um grave retrocesso nos direitos animais. Esta decisão lamentável não apenas subestima a importância da proteção das espécies selvagens, mas também promove uma abordagem desrespeitosa e cruel em relação à vida selvagem.

O uso de armas de paintball contra lobos não apenas representa uma ameaça física e psicológica para esses animais, mas também mina os esforços globais de conservação e coexistência harmoniosa com a fauna selvagem. Tal prática desconsidera o papel fundamental dos lobos nos ecossistemas e desafia os princípios éticos que deveriam reger nosso relacionamento com a vida selvagem.

A decisão do tribunal holandês destoa dos avanços em direção à coexistência pacífica com a natureza e subestima a importância de preservar a biodiversidade. É crucial que a sociedade rejeite tais abordagens desumanas e busque soluções que respeitem a integridade e o valor inerentes de todas as formas de vida.

    Você viu?

    Ir para o topo