Três saguis-de-tufos-brancos foram localizados ontem em Rio das Pedras, quando a Polícia Militar Ambiental de Piracicaba dava apoio à Polícia Civil daquela cidade, no cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa de um homem preso com drogas.
Os macacos, bastante arredios, deram trabalho aos patrulheiros Albuquerque e Palma em determinado momento. Ansiosos por liberdade, tanto se agitaram que conseguiram abrir a porta da gaiola e escaparam. Fizeram a maior farra dentro da viatura, pulando entre os bancos e porta-malas.
Para atraí-los de volta, os militares puseram bananas e laranjas na gaiola e, quando os saguis viram as frutas, correram para dentro novamente e desfrutaram do alimento. Depois de fazer o registro da ocorrência, os militares levaram os animais para um criadouro conservacionista, que vai prepará-los para voltar ao habitat natural novamente.
Na residência havia ainda uma pomba-rola, uma pomba de asa branca e uma maitaca- bronzeada – espécie mais comum na região de cerrado. O responsável foi advertido e enquadrado no artigo 29 da Lei de crimes ambientais..
A PM Ambiental tem feito blitz constantemente para apreensão de animais silvestres, principalmente os que estejam ameaçados de extinção. A população pode colaborar fazendo denúncias.
No caso de crimes contra o meio ambiente, que estejam ocorrendo em Piracicaba e cidades da região, basta ligar para o (19) 3421-6827, que atende de segunda a domingo, durante 24 horas. Valem para Águas de São Pedro, São Pedro, Charqueada, Rio das Pedras, Santa Maria da Serra, Saltinho e imediações.
Fonte: Gazeta de Piracicaba