(da Redação)
Três filhotes de guepardo foram resgatados das mãos de traficantes de animais selvagens, segundo informações do site The Dodo.
As três fêmeas chegaram ao centro de resgate da Born Free Foundation na Etiópia no dia 5 de abril, após terem sido confiscadas próximo à fronteira da Somália.
“Jovens guepardos são arrancados da natureza em idades extremamente jovens, sendo que mais de 70% desses filhotes são encontrados mortos durante as apreensões”, relatou Adam M. Roberts, CEO da Born Free Foundation, em um comunicado.
Os animais sobreviventes são frequentemente vendidos no crescente mercado de animais exóticos do Oriente Médio. “O comércio ilegal de guepardos é nada menos que alarmante”, disse o Dr. Zelealem Tefera, que ajudou a orquestrar o resgate. “Isso tem que parar”.
Este mercado negro está consumindo a já tênue população de guepardos do nordeste africano. Atualmente, restam menos de 15 mil desses animais nas selvas da África, segundo o site da World Conservation Society.
Felizmente, estes três filhotes foram “salvas de uma vida de condições horríveis, em que seriam usadas como símbolos de status e para entretenimento humano”, disse Stuart Robertson, gerente de cuidado animal da Born Free Foundation na Etiópia, ao The Dodo.
Os pequenos estão agora exercitando seus dotes felinos – saltando e brincando em seu novo lar. “A cada dia eles mostram o quão atléticos e brincalhões eles são”, contou ele.