EnglishEspañolPortuguês

HABITAT DESTRUÍDO

Três animais silvestres são resgatados em menos de uma semana em Suzano (SP)

10 de janeiro de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Prefeitura de Suzano/Divulgação

Uma cobra jararaca-dormideira e dois gambás-de-orelha-preta foram resgatados em Suzano pelo Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM), entre a última terça-feira (2) e essa segunda-feira (8).

Na última segunda-feira (8), os agentes foram solicitados para resgatar um gambá-de-orelha-preta, nas proximidades da avenida Major Pinheiro Fróes, na Vila Maria de Maggi. O animal foi avistado dentro de um estabelecimento comercial. Após o resgate, foi realizada a soltura do gambá em uma área de mata, assegurando seu retorno ao ambiente natural.

Outro animal da mesma espécie foi resgatada no segundo dia do ano. A ação teve início às 9h45, quando os agentes receberam um alerta de um munícipe sobre a presença de um filhote de gambá-de-orelha-preta em seu quintal. Eles se dirigiram ao endereço informado, localizado na rua Benedita Maria de Souza, no bairro Meu Cantinho, e lá conseguiram identificar o bicho.

Foi realizada uma varredura na área para verificar a possível presença de outros animais, porém não foi encontrado mais nenhum. O filhote, então, foi recolhido e encaminhado ao Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), no Parque Ecológico do Tietê, zona leste de São Paulo, para receber os cuidados necessários.

Já na sexta-feira (5), os guardas foram acionados por um morador que relatou ter encontrado uma cobra em sua residência, situada na rua Luiz Bianconi, no Jardim Carlos Cooper. Os agentes se deslocaram até o endereço, onde receberam o animal, da espécie jararaca-dormideira, já acondicionado em uma caixa de papelão. Após uma avaliação no local, verificou-se que a cobra não apresentava ferimentos. Diante disso, ela foi recolhida e liberada em uma área de mata distante.

O secretário municipal de Segurança Cidadã, Afrânio Evaristo da Silva, destacou os esforços do grupamento no resgate de animais silvestres. “Essas ações refletem o compromisso do GPA, e da CGM de Suzano como um todo, com a preservação da fauna. Isso contribui para a conscientização da população sobre a importância da convivência responsável com a vida selvagem. O comprometimento demonstrado pelos agentes é digno de reconhecimento e orgulho de toda a cidade”, concluiu.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo