Um treinador canadense foi condenado em 7 de julho por espancar até a morte um cavalo de corrida. O crime aconteceu em julho do ano passado, no centro de treinamento para corridas Pine Bush, em Crawford (Nova York, EUA), conforme noticiou o “Paulick Report”.
O cavalo, chamado Finish Line, tinha valor estimado em mais de R$ 27 mil e precisou ser sacrificado após o ataque brutal. Segundo a promotoria, Frederick Bourgault, de 27 anos, bateu no animal com um objeto pesado, causando uma fratura grave no crânio.
Ele foi condenado por destruição criminosa e por ferir intencionalmente um animal doméstico, crimes considerados graves no estado de Nova York.
O juiz determinou duas penas: uma de até seis anos e outra de até quatro, mas ele vai cumprir as duas ao mesmo tempo. Durante o processo, o corpo do cavalo chegou a ser exumado e examinado por especialistas da Universidade Cornell.
Frederick também aguarda sentença pela condenação em outro caso. Em junho, ele se declarou culpado por tentar agredir uma mulher com o próprio celular dela.
Pela lei local, conhecida como “Rocky’s Law”, ele terá que se cadastrar no registro de abusadores de animais assim que sair da prisão.
Fred Hudson, chefe da Associação de Corridas de Trote nos EUA chamou Bourgault de “vergonha para o esporte”.
“Depois de ter sido expulso do Canadá por maus-tratos, nem deveria ter conseguido licença nos EUA. Quando sair da prisão, tem que ficar longe de qualquer animal”, disse ele.
Frederick tem histórico de abusos contra cavalos, incluindo o mau uso de chicote após cruzar a linha de chegada.
Fonte: Extra