Um animal que faz sucesso entre as crianças e um símbolo nativo para os mexicanos está ameaçado de extinção e pode ameaçar o ecossistema brasileiro.
Muita gente acha que os axolotes são animais domésticos, mas no Brasil, a comercialização dessa espécie de salamandra são ilegais.
Comprar e vender axolotes é crime ambiental no Brasil, sujeito a multa de R$ 5 mil por animal resgatado. Mas não é difícil encontrar ofertas de vendedores e criadores.
“Muitas vezes eles entram em bagagens desacompanhadas ou até mesmo via correios, onde eles são camuflados em encomendas e acondicionados em sacos plásticos minúsculos com um pouco de oxigênio para que ele possa aguentar o transporte”, conta Isaque Medeiros Siqueira, do Ibama.
O preço de um exemplar no mercado clandestino é de cerca de R$ 450.
O risco de descarte é uma preocupação enorme do Ibama e a gente tem acompanhado isso não só com esse risco com os axolotes, mas também com várias outras espécies em que várias pessoas, ao adquirirem esses animais, depois de um tempo, quando eles crescem, ocupam um espaço maior, essas pessoas acabam não querendo ter todo esse gasto de cuidado.
Uma vez introduzido no ambiente natural, no ecossistema brasileiro, esses animais podem competir por recursos naturais, como o alimento, com outras espécies nativas locais e podem, em caso extremo, levar ao desaparecimento de outras espécies nativas do Brasil, o que acaba impactando toda a cadeia natural envolvida ali naquele ecossistema.
Fonte: G1