Um homem de Nova York foi preso nesse fim de semana ao tentar entrar nos EUA vindo do Canadá com três cobras escondidas dentro de suas calças. Parece inusitado? A investida mal-sucedida foi revelada pela própria justiça americana.
Segundo comunicado oficial, o homem identificado como Calvin Bautista, de 36 anos, contrabandeou as cobras dentro da vestimenta enquanto andava em um ônibus que cruzava a fronteira EUA-Canadá.
As cobras eram pítons birmanesas (Python bivittatus), uma espécie não-venenosa do sudeste asiático que pode chegar a incríveis sete metros. Ela é uma das maiores cobras do mundo, ao lado da brasileira sucuri e da também asiática píton reticulada. As autoridades de justiça não revelaram o tamanho das cobras traficadas.
Os animais estavam em sacolas de tecido que o acusado levava dentro de sua roupa. A acusação contra o homem prevê uma pena máxima de 20 anos de prisão, multa de até US$ 250 mil e uma pena de liberdade condicional de até 3 anos. Ele aguarda a sentença em liberdade.
Embora seja considerada uma espécie em estado vulnerável de conservação na Ásia, em solo americano a píton birmanesa é classificada como espécie invasora e uma ameaça para os ecossistemas locais, especialmente na Flórida.
Desde 1970, quando foram introduzidas no estado norte-americano, a espécie predadora multiplicou-se a ponto de se tornar uma ameaça para o ecossistema local e a vida selvagem nativa. As pítons tornaram-se predadoras do topo da cadeia, comendo até jacaré.
Fonte: Um Só Planeta