Durante uma revista no bagageiro de um ônibus que fazia a linha Natal (RN) – Rio de Janeiro (RJ), policiais rodoviários federais da 4ª Delegacia (Magé) prenderam, nesta quinta-feira (31/07), um homem que transportava centenas de filhotes de jabutis-piranga — também conhecidos como jabutis-de-patas-vermelhas — dentro de malas.
A ação ocorreu na BR-116, em Teresópolis, na Região Serrana do Rio, por volta das 14h30, na altura do quilômetro 73. Segundo as investigações, o suspeito havia embarcado em Feira de Santana, na Bahia, com cerca de 600 animais em suas bagagens, e seguia em direção ao município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
O homem afirmou que era a primeira vez que realizava esse tipo de transporte e confessou que receberia dinheiro pelo serviço. No entanto, ele já havia sido preso em 2015 pelo mesmo crime.
De acordo com os agentes, alguns dos filhotes morreram no trajeto devido às péssimas condições em que eram transportados. Cada jabuti pode ser vendido no mercado ilegal de animais por aproximadamente R$ 700.
A ocorrência foi encaminhada à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), na Cidade da Polícia, na Zona Norte da capital.
Fonte: O Globo