EnglishEspañolPortuguês

VIETNÃ

Traficante de chifres de rinoceronte é condenado a 14 anos de prisão

É a maior pena dada até hoje envolvendo o comércio ilegal de vida selvagem

9 de dezembro de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: AFP/ Mail Online

O Vietnã acaba de dar a maior pena de prisão envolvendo o comércio de chifres de rinoceronte. Um comerciante foi condenado a 14 anos de prisão, e segundo um grupo conservacionista do país, essa foi a pena mais longa já sentenciada por um tribunal vietnamita, envolvendo esse tipo de crime.

De acordo com o Mail Online, há muito tempo as autoridade prometem fazer algo para conter o fluxo de comércio ilegal de vida selvagem que atravessa as fronteiras, mas segundo especialistas, por conta da falta de uma aplicação mais forte da lei, esse mercado persiste em existir. O Vietnã hoje é o centro de consumo e de trânsito desse comércio multibilionário.

No início desta semana, Do Minh Toan, de 36 anos, recebeu pena de 14 anos de prisão por negociar e traficar chifres de rinocerontes vindo dos Emirados Árabes Unidos para o Vietnã. Em 2019, funcionários do Aeroporto Internacional de Noi Bai, no Vietnã, encontraram 55 chifres de rinocerontes, pesando 125 quilos, em um carrinho disfarçado. Os chifres estavam envoltos em gesso, e foram separados pela polícia com o uso de uma vara.

Segundo a organização não-governamental Education for Nature Vietnam, essa punição foi a mais dura dada no país até hoje, relacionada a crimes desse tipo. Em um comunicado, o vice-diretor da organização, Bui Thi Ha, disse que apesar das opiniões negativas sobre a forma que o país tem punido esses crimes, essa pena mostrou que as autoridades começaram a aplicar punições para deter os crimes contra a vida selvagem.

Segundo grupo conservacionista, essa é a punição mais severa dada pelo país a pessoas envolvidas com crimes desse tipo. | Foto: AFP/Mail Online

Ainda segundo a Education For Nature Vietnam, desde 2017 o país registrou 317 crimes relacionados a chifres de rinoceronte, e um total de 24 pessoas foram presas e acusadas com média de prisões para quem for declarado culpado, chegando a mais de 5 anos.

Países como Vietnã e China continuam sendo um mercado lucrativo com a vida selvagem. Algumas pessoas acreditam que chifres de rinocerontes em pó podem curar doenças ou ressacas. Na África, caçadores dizimaram populações de rinoceronte, apesar do comércio estar banido globalmente desde 1970.

Hoje existem apenas cerca de 29 mil rinocerontes na natureza. Segundo conservacionistas, no início do século 20 existiam meio milhão desses animais.

Você viu?

Ir para o topo