EnglishEspañolPortuguês

RESPONSABILIDADE

‘Tipo Flow': veterinária reforça os cuidados na adoção de gatos pretos

Interesse aumentou com sucesso da animação, especialista lembra que gesto é ‘tanto um ato de amor quanto de responsabilidade’.

24 de março de 2025
Roberta Oliveira
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

O impacto de Flow foi além da temporada das premiações do cinema em 2025. Desde a Letônia, país natal dos autores da animação, passando por vários cantos do mundo, houve aumento do interesse em adotar gatos pretos ‘tipo Flow”. Mesmo depois do diretor Gints Zilbalodis garantir que é um gato cinza escuro que protagoniza o filme.

Não é a primeira vez que uma obra artística incentiva a busca por adoção de animais. E neste caso específico, há o peso da superstição que atravessou séculos e ainda coloca em risco a vida de gatos pretos.

A Itatiaia conversou com Tamiris Lessa, médica veterinária especializada em felinos, que reforça que a adoção é um ato de amor, de respeito e, acima de tudo, de compromisso que vai além de um modismo. “No fim das contas, incentivar a adoção de forma consciente não só muda a vida dos gatos, mas também ajuda a acabar com estereótipos e ensina mais gente a respeitar e amar esses animais que são incríveis”.

Elegante, leal e afetuoso

A lista para definir os gatos de pelagem preta é extensa – e focada nas qualidades comprovadas do comportamento do felino, como enumera Tamiris Lessa. “Eles possuem uma beleza única e marcante. Sua pelagem escura e brilhante cria um contraste com seus olhos que são muito expressivos, podendo variar entre tons de amarelo, verde e âmbar”.

Segundo a veterinária, eles podem se adaptar a qualquer tutor, pelo temperamento amável. “Apesar de muitas vezes serem associados ao mistério, são gatos extremamente afetuosos, curiosos e brincalhões, além de possuírem essa aparência superelegante. Sua presença desmistifica antigas superstições e mostra que mais do que qualquer crença são companheiros leais e encantadores”.

As vantagens e os perigos da onda ‘Flow’ de adoção dos bichanos

Não é à toa que sempre que se aborda a adoção animal, as ONGs e instituições envolvidas batem na tecla da responsabilidade do gesto. É se comprometer a assumir os cuidados por um ser vivo por pelo menos 10 anos. Quando a pessoa está realmente preparada, é o cenário ideal, como analisa Tamiris Lessa.

    Você viu?

    Ir para o topo