Forest Green Rovers FC (FGR) lança o primeiro uniforme de futebol com certificação vegana para a temporada 25/26, feito com materiais totalmente recicláveis para promover uma economia circular.
O novo uniforme inclui uma camisa titular verde-limão e uma versão neon rosa para jogos fora de casa, ambas com estampa de onça-preta “inspirada na natureza”. O FGR e sua parceira Reflo colaboraram com a Vegan Society no design das peças, que trazem o selo Vegan Trademark junto aos logos dos patrocinadores Ecotricity, DPD, Candriam e Smyths Toys.
A tecnologia “Reloop” da Reflo permite que os uniformes sejam 100% recicláveis. A empresa consegue desmontar e transformar as fibras monocromáticas em novos produtos, ajudando a reduzir os “milhões de toneladas” de resíduos gerados pela indústria esportiva anualmente.
“Gostamos de inovar em questões de sustentabilidade, inclusive nos materiais das nossas camisas, porque a matéria-prima que usamos faz toda a diferença”, disse Dale Vince, presidente do FGR e fundador da Ecotricity.
Ver essa foto no Instagram
Anteriormente, o clube já testou materiais como bambu e até borra de café em seus uniformes. Enquanto outros times mudam o design a cada temporada, o FGR manterá o novo modelo titular por dois anos — reduzindo desperdícios e o custo para os torcedores.
Só Liverpool, Manchester United e Juventus vendem mais de 7 milhões de camisas por ano. A maioria usa poliéster barato e durável, que leva 20 a 200 anos para se decompor e amplia o impacto ambiental do setor.
Fundado há 135 anos, o FGR passou por uma revolução sustentável após a chegada de Vince em 2010. Hoje, o clube constrói um novo estádio com tecnologias verdes, enquanto seu atual lar, The New Lawn, já tem painéis solares, gramado orgânico, aquecimento renovável e um menu 100% vegano.
“Trabalhamos com Dale e sua equipe por oito anos, certificando várias áreas do clube”, afirmou Alex Markland, da Vegan Society. “Mas este uniforme é o primeiro do mundo com selo vegano e simboliza o pioneirismo do Forest Green Rovers no futebol sustentável.”
Traduzido de Plant Based News.