Os tigres-de-sumatra Marah, Besar, Heran e Jalan estão sendo mantidos em um pequeno recinto no Downtown Aquarium, em Denver (EUA). Apesar do foco do local ser a exploração de animais marinhos, o aquário comprou os quatro trigres, de uma espécie criticamente ameaçada de extinção, como um bônus para entreter os visitantes e turistas.
Os animais são separados do público por uma simples cerca de arame e são forçados a interagir com pessoas durante todo o período de atividade do aquário. Os animais selvagens precisam, diariamente, supprtar a intensidade de cheiros, barulhos e assédio. Na natureza, esses animais, após se tornarem adultos, costumam ser solitários.
Manter quatro tigres em um mesmo recinto e ainda expô-los a situações de estresse frequentes causam grande sofrimento emocional para esses animais. É impossível domar ou domesticar um tigre, independente de quanto tempo ele viva em cativeiro, e mantê-los em recintos de concreto em contato frequente com seres humanos é muito perigoso.
Aprisionados, eles não podem expressar seus comportamentos naturais e vagar livremente, como a mente e corpo deles anseiam. É cruel e incoerente manter tigres cativos em um aquário. Ativistas em defesa dos direitos animais estão realizando uma campanha para que os animais sejam libertos e enviados para um santuário. Para apoiar, clique aqui.
Nota da Redação: zoológicos e outros locais que aprisionam animais devem ser completamente extintos. Casos este servem para alertar a população mundial sobre a injustiça e crueldade escondida atrás de zoológicos e outros locais que mantém animais em cativeiro apenas para divertimento humano. É preciso clarear a consciência para entender e respeitar os direitos animais. Eles não são objetos para serem expostos e servirem ao prazer de seres humanos. As pessoas podem obter alguns minutos de entretenimento, mas para eles é uma vida inteira de exploração e abusos condenados pelo egoísmo humano.