O tigre liderou um ranking de espécies ameaçadas de extinção elaborado pela World Wide Fund for Nature (WWF), organização de conservação da vida selvagem. A entidade, que listou as “dez espécies a serem vigiadas em 2010”, afirma que o animal será a principal preocupação deste ano – que em fevereiro marca o início do Ano do Tigre no calendário chinês.
De acordo com a WWF, novos estudos estimam que podem haver apenas 3.200 tigres (Panthera tigris) soltos na natureza. Hoje, eles ocupariam apenas 7% do seu habitat original – com uma queda de 40% só nos últimos dez anos. Cobiçados sobretudo por caçadores devido ao alto preço de sua pele e por terem suas partes utilizadas na tradicional medicina asiática, os tigres também sofrem a ameaça das mudanças climáticas.
Segundo a entidade, esses e diversos outros animais correm mais riscos do que nunca devido a ameaças como a perda de habitat natural, a caça ilegal e o aquecimento global. Na lista deste ano, outras cinco espécies constam como afetadas pelas mudanças climáticas: a borboleta-monarca, a morsa do Pacífico, a tartaruga-de-couro, o pinguim-de-magalhães, e, é claro, o urso polar. Veja abaixo a lista completa da WWF:
1 – Tigre
2 – Urso Polar
3 – Morsa do Pacífico
4 – Pinguim-demagalhães
5 – Tartaruga-de-couro
6 – Atum de barbatana azul
7 – Gorila-das-montanhas
8 – Borboleta-monarca
9 – Rinoceronte-de-java
10 – Panda-gigante
Fonte: Veja