EnglishEspañolPortuguês

INSTIGANTE

‘They’re Trying To Kill Us’: documentário aborda a relação entre o consumo de carne e o racismo

27 de julho de 2024
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Crescendo em Ferguson, Missouri, John Lewis e sua família tinham uma dieta rica em proteína animal e alimentos processados. No entanto, quando sua mãe foi diagnosticada com câncer de cólon há quase duas décadas, Lewis iniciou uma jornada que o transformaria em um defensor fervoroso do veganismo. Seu documentário inovador, “They’re Trying To Kill Us”, que investiga o racismo estrutural no sistema alimentar dos EUA, está agora disponível gratuitamente online.

Produzido por Chris Paul, estrela da NBA, e pela cantora Billie Eilish, o filme revela como as pessoas de cor são desproporcionalmente afetadas por doenças crônicas e morte prematura devido ao design racista do sistema alimentar. Lewis, conhecido nas redes sociais como “Badass Vegan”, protagoniza e narra o documentário, viajando pelos EUA para expor as interseções entre raça e dieta. Ao longo do filme, ele revela disparidades de saúde que afetam minorias no país.

“É um filme sobre injustiça alimentar e justiça social através das lentes do Hip Hop”, afirmou Lewis em uma entrevista. “As pessoas foram levadas a acreditar que muitos problemas de saúde são hereditários, quando na verdade estão relacionados ao que comemos.”

Desde cedo, Lewis enfrentou desafios. Adotado ao nascer devido ao vício em drogas de sua mãe biológica, ele cresceu como uma “criança acima do peso”. Na pós-graduação, quando sua mãe adoeceu, ele descobriu que a dieta rica em alimentos fritos e proteína animal era a culpada. Isso o levou a investigar os benefícios das dietas veganas e à base de plantas, adotando um estilo de vida livre de produtos de origem animal.

O documentário “They’re Trying To Kill Us” é descrito como “alucinante” e “fenomenal” pelos espectadores. Lewis analisa tópicos inéditos, revelando conexões chocantes entre as indústrias de fast food e farmacêutica nos EUA. O filme conta com a participação de lendas do Hip Hop como Dame Dash, Professor Griff, Styles P, Sa-Roc, entre outros.

Dirigido por Lewis e Keegan Kuhn, codiretor dos premiados documentários “Cowspiracy” e “What The Health”, o filme aborda as altas taxas de doenças crônicas entre americanos de cor e os fundamentos sociais e políticos que perpetuam essas disparidades. Kuhn afirma: “Este filme é importante porque conta uma história não abordada no mainstream, lançando luz sobre as políticas racistas nos EUA e apresentando um caminho para a restauração da saúde.”

O documentário apresenta um elenco diversificado de celebridades, especialistas e influenciadores. Entre eles estão os cantores Ne-Yo e Mya, a empreendedora Pinky Cole, a atriz Tabitha Brown e o fisiculturista Torre Washington. Especialistas em nutrição, como a Dra. Rosa Kincaid, Dr. Milton Mills e Dr. Neal Barnard, oferecem suas opiniões sobre os benefícios de uma alimentação baseada em plantas.

Lewis e os convidados do filme exploram o que é descrito como “a ameaça mais mortal à sociedade americana sobre a qual a grande mídia não quer falar”. A injustiça alimentar é um problema significativo nos EUA, com negros sendo mais afetados por doenças relacionadas à dieta e ao estilo de vida. Quase metade dos adultos negros tem alguma forma de doença cardiovascular, e quase um em cada cinco tem diabetes. O filme destaca como a sociedade limita o acesso das comunidades negras a alimentos saudáveis, com apenas oito por cento dos afro-americanos vivendo em áreas com supermercados, em comparação com 31 por cento dos americanos brancos.

“Há algo sobre estar aqui que está deixando os negros doentes”, diz a Dra. Kincaid no documentário.

Como Assistir “They’re Trying To Kill Us”

O documentário está disponível gratuitamente no Tubi e no YouTube. Para mais informações, visite o site oficial do filme.

    Você viu?

    Ir para o topo