EnglishEspañolPortuguês

“The world’s largest meat company is Brazilian”

5 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: PETA

Acho que qualquer pessoa com conhecimento básico de inglês sabe traduzir o título. A matéria saiu na Economist de 24/setembro/2011. “A maior empresa de carne do mundo é brasileira”.

A tal empresa campeã é a JBS, que começou em 1953 como o açougue de José Batista Sobrinho em Anápolis GO. 58 anos depois o matadouro está rendendo num único ano 55 bilhões de reais (ou 31 bilhões de dólares). A empresa se tornou tão gigantesca que comprou a lendária fábrica norte-americana de enlatados, a Swift. É uma multinacional brasileira.

Muita gente, claro, vai estufar o peito com orgulho com mais essa mostra de “pujança” do tipo “ninguém segura este país”. Já somos os maiores exportadores de frango do mundo. Agora temos “the world’s largest meat company”. Sim, a JBS gera riquezas e empregos. Sim, seus números são impressionantes no jogo do comércio internacional. Não, eu não tenho o menor orgulho disso.

E enquanto isso o Brasil faz tudo para continuar sendo uma potência mundial no comércio da morte embalada e congelada. Não fazemos nada para mudar essa situação. Não temos um projeto para uma atividade econômica mais avançada, menos primitiva e primária. Não investimos em conhecimento, em tecnologia, em grandes inovações. Oferecemos ao mundo nacos de carne. E de brinde ainda queimamos nossas florestas para que se transformem em pastos para garantir as exportações de amanhã.

Você viu?

Ir para o topo