Por Raquel Soldera (da Redação)
O documentário The Cove, dirigido por Louie Psihoyos, ganhou o prêmio de Melhor Documentário da “Critics Choice Awards” em Los Angeles, nos Estados Unidos.
The Cove mostra a matança de golfinhos em Taiji, no Japão. Também apresenta entrevistas com o presidente e fundador da Sea Shepherd, o capitão Paul Watson, e imagens dos membros da tripulação da Sea Shepherd libertando golfinhos das redes de pesca em Taiji.
O documentário superou outros quatro indicados, incluindo o This Is It, de Michael Jackson.
The Cove mostra os esforços de uma equipe especial, montada por Psihoyos, para acompanhar o trabalho do defensor de golfinhos Ric O’Barry, conhecido por seu trabalho com os golfinhos da série televisiva Flipper e agora um crítico do adestramento desses animais.
O’Barry se opõe à matança dos golfinhos pelos pescadores locais em uma enseada escondida na cidade de Taiji, a maior fonte de golfinhos capturados para uso em entretenimento do mundo. Em Taiji, uma localidade litorânea de 3,5 mil habitantes, os pescadores alegam que a caça aos golfinhos é uma tradição centenária: ou sacrificam para vender a carne ou os vendem vivos a aquários.
O documentário ganhou reconhecimento internacional e expôs a brutalidade infligida aos golfinhos no Japão e as medidas repressivas usadas pelos japoneses para evitar que a crueldade da atividade seja exposta.
Com informações de Sea Shepherd