(da Redação)
O Japão homenageou neste domingo as vítimas do terremoto e do tsunami que arrasaram, há um ano,precisamente às 14h46, a costa nordeste do arquipélago e provocaram uma das maiores catástrofes nucleares do mundo. Sinos e sirenes soaram em todo o país.
A ANDA homenageia aqui todos os animais que morreram na tragédia, os que ainda sofrem abandonados nas zonas que sofreram radiação e os que foram heróis salvando humanos e não-humanos.
Como o exemplo de um cão flagrado pela reportagem feita no bairro costeiro de Arahama, Sendai (Miyagi), é uma das áreas mais devastadas pelo tsunami do dia 11 de março de 2011.
E em meio aos escombros, um cachorro vai ao encontro do repórter, dá algumas voltas e dá sinais que está à procura de água (a água que se vê na reportagem, além de estar cheia de detritos, também ainda esconde os corpos de pessoas e animais que não conseguiram se salvar da tragédia).
O cão tenta atrair o repórter, ele quer que o repórter veja que ele está protegendo outro cão que parece estar desfalecido, então ele rodeia o amigo e o obriga a se mexer, para que o repórter veja que ele ainda está vivo e que precisa de ajuda.
ONGs internacionais ajudaram no resgate dos animais feridos e deixados para trás na catástrofe.