Moradores da região da Vila Sabiá, em Sorocaba (SP), têm até hoje, 29, para fazer inscrição para o programa de castração gratuita de animais de estimação. A iniciativa é desenvolvida pela Seção de Zoonoses de Prefeitura de Sorocaba e já atendeu mais de 1.400 cães e gatos. As cirurgias serão feitas em um espaço no próprio bairro, a partir do dia 4 de maio, durante dois meses. Os interessados devem comparecer ao CS Vila Sabiá, das 7h às 19h. A unidade fica na rua Dionízio Bueno Sampaio, 91.
Até a última terça-feira, 27, foram agendadas 221 castrações de cães e gatos residentes na Vila Sabiá, Vila Zacarias, Bairro dos Morros e Vila João Romão. Ao todo há 320 vagas para as cirurgias, mas se a demanda superar este número o prazo de atendimento pode ser prorrogado. O atendimento será realizado às terças e sextas-feiras num salão cedido pela Igreja Presbiteriana da Vila Sabiá.
Lílian Nascimento, médica veterinária responsável pela Unidade de Controle Animal de Sorocaba, informa que um levantamento prévio foi feito nos quatro bairros pela equipe do Programa Saúde da Família. O censo animal apontou a proporção de 5,2 habitantes para cada cão e 39 habitantes para cada gato. Dos 2009 imóveis visitados, mais de 40% dos tutores demonstraram interesse em castrar seus animais. Do total levantado, a divisão foi de 51% de machos para 49% de fêmeas e 87% de cães para 13% de gatos.
O atendimento segue cronograma e critérios técnicos observando os bairros e regiões da cidade que apresentam maior concentração de animais de rua e semidomiciliados. Antes de um bairro ser atendido, equipe da Zoonoses visita a localidade e realiza um censo animal, entrevistando os moradores e consultando quantos têm interesse em castrar o animal de estimação.
Desde o início das atividades, 19 bairros foram contemplados pelo serviço. A primeira etapa do programa foi realizada em três bairros com maior concentração de animais: Nova Esperança, Jardim Zulmira e Humberto de Campos. A segunda, em andamento, tem outros 16: Vila Barão, Jd. Baronesa, Jd. Camila, Jd. Aeroporto, Vila Helena, Jd. Itapemirim, Jd. Marcelo Augusto, Jad. Rodrigo, Jd. Monterrey, Luciana Maria, Itapoã, Jardim Betânia, Jd. Califórnia, Sol Nascente, Ipanema Ville e Jd. Botucatu. Em agosto, será iniciada a terceira fase em 12 bairros da Zona Norte, nas regiões da Vila Angélica, Nova Sorocaba e Vila Carol.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul