O reverendo Andrew Linzey é um estudioso do que vem sendo chamado de ‘teologia animal’, agora oficialmente reconhecida como uma nova área de estudo teológicos. Embora para muitos pareça ser uma brincadeira, as coisas mudaram depois que ele foi premiado com um reconhecimento universitário de alto nível.
Ontem (9/11) ele recebeu o título de doutor honoris causa em Divindade. A premiação foi concedida pela Universidade de Winchester, Inglaterra. Trata-se de um reconhecimento pelo seu “trabalho pioneiro nesse campo”. A cerimônia foi realizada juntamente com um culto na catedral de Winchester.
O doutor Linzey atualmente é diretor do Centro para Ética Animal de Oxford, co-diretor da Revista de Ética Animal e publicou em 2007 o livro que o qualificou para o prêmio: Creatures of the same God [Criaturas do mesmo Deus], publicada pela editora da Universidade de Winchester. Em sua obra, Linzey que é pastor ordenado pela Igreja Anglicana, reúne uma série de artigos seus compilados em forma de livro para defender o vegetarianismo, lembrar que Deus salvou os animais na arca de Noé, propor que a igreja se envolve em campanhas contra a caça esportiva, defender o direito dos animais à vida e mostrar que os animais tem um papel importante nas Escrituras, desde Gênesis até Apocalipse.
O pastor Linzey também é autor de livros como Christianity and the Rights of Animals [Cristianismo e os Direitos dos Animais], After Noah: Animals and the Liberation of Theology [Depois de Noé: Os Animais e a Teologia da Libertação] e Animal Rights: A Christian Perspective [Uma perspectiva cristã sobre os direitos dos animais].
Ele agradeceu em nome dos seus colegas do Centro de Oxford e acrescentou “A ética animal é uma disciplina emergente, com muitos cursos universitários em quase todo o mundo. Este prêmio é um encorajamento para todos aqueles que estudam este campo. A ética animal lida com os desafios que esse novo pensamento apresenta. Seja de maneira conceitual ou prática, é uma compreensão mais profunda das relações tradicionais entre humanos e animais”.
O vice-chanceler da Universidade, professor Elizabeth Stuart, comentou: “Aqui na Winchester nós valorizamos e celebramos aqueles que defendem os que não têm voz e desafiam os paradigmas dominantes. Vamos homenagear um dos defensores de animais mais atenciosos e apaixonados que conheço, alguém que eu acredito que ainda vai ser lembrado como um dos teólogos mais influentes e pioneiros de sua época. ”
O agora doutor Linzey retribuiu a gentileza: “A Universidade de Winchester tem um dos departamentos de teologia mais progressista do país, e estou muito satisfeito por estar associado a ele”. Linzey foi professor de teologia “tradicional” durante muitos anos, mas recentemente se especializou em teologia animal.
Embora não esteja oficialmente ligado a uma denominação específica, o site do Centro de Ética Animal que ele preside apresenta vários artigos que abordam questões éticas e teológicas relacionadas aos animais.
Traduzido e adaptado por Gospel Prime de Indcatholicnews e Religio News.
Fonte: Gospel Prime