Temporais em Bauru deixam animais silvestres feridos e desabrigados, mas moradores não sabem a quem recorrer para dar um destino adequado aos animais em situação de risco. Vários ouvintes têm ligado para a redação da 94FM com o mesmo problema.
Uma ouvinte do Parque União, por exemplo, relata que um urubu machucado agonizava na praça da Rua Holmes Soares Costa. Preocupados com o sofrimento do animal, os moradores do bairro ligaram para vários órgãos, em busca de socorro para o animal, mas não conseguiram atendimento.
A reportagem da 94FM procurou a unidade regional do Ibama em Bauru, que alegou não é atribuição do órgão o resgate de animais silvestres em situação de risco, apenas sua destinação aos centros de reabilitação especializados.
De acordo com uma funcionária do Ibama, a unidade não tem equipe para resgatar os animais, já que dispõe de apenas dois fiscais. Essa competência, portanto, seria da Polícia Ambiental.
Já segundo o soldado Matos, que conversou com a 94FM, a população pode contatar a Polícia Ambiental para retirar das ruas animais silvestres feridos, mas também ressalta que boa parte das viaturas é voltada para a fiscalização na zona rural, o que às vezes impede o atendimento de imediato.
O telefone da Polícia Ambiental é: 3203-2700. Já o número do Ibama em Bauru é: 3203-0151.
Fonte: Rádio 94 FM