(Da Redação)
Um templo budista, na Tailândia, abriu suas portas para que os tutores possam dedicar ritos religiosos aos seus animais que faleceram.
De acordo com o jornal The Washington Post, os tutores vão ao Templo Klong Toey Nai, em Bangcoc, para marcar a passagem de seus amigos peludos com ritos fúnebres completos, que incluem orações feitas pelos monges, cremação de duas horas e uma viagem rio abaixo para espalhar as cinzas.
Jiraporn Wongwanna, que perdeu sua poodle, Bai Toey, contou que ela era considerada parte da família. “Em vida, nós a tratamos muito bem. Na morte, nós também queremos dar-lhe o melhor”. A cadelinha sofria de insuficiência hepática e faleceu aos 14 anos.
O templo começou a cremar animais abandonados há cerca de 10 anos, antes de começar a oferecer serviços funerários para animais com família. Agora, eles realizam de 5 a 15 enterros por dia. “É uma crença budista de que a cremação lhe envia para a próxima vida, enquanto um enterro não poderia fazer isso”, disse Sampao.
O custo de uma cremação é de 60 dólares, incluindo o serviço de barco para espalhar as cinzas. Já para a cremação de cães acima de 20 kg, o valor passa para 80 dólares.