Três filhotes de focas cinzentas sobreviveram a uma viagem de quase 500 km depois de terem sido levados por uma tempestade nas ilhas Farne, na costa leste da Grã-Bretanha.
As focas estavam marcadas com tinta e foram encontradas em uma praia da Holanda a 483 km de seu local de origem. O primeiro filhote, que tinha menos de três semanas quando foi levado pela tempestade, foi encontrado no dia 13 de dezembro. Os outros dois filhotes foram encontrados nos dias 6 e 7 de janeiro.
Agora eles estão se recuperando em um centro de tratamento na Holanda. Quando ganharem mais peso, serão libertados.
Jornada extraordinária
O supervisor-chefe do National Trust para as ilhas Farne, David Steel, disse que os filhotes fizeram uma jornada extraordinária. O National Trust é a entidade britânica que trabalha pela conservação da natureza e de construções históricas no país.
“É uma história extraordinária de determinação e sobrevivência nas águas turbulentas do Mar do Norte. Para três filhotes de foca cinzenta, passar por isso, é surpreendente”, afirmou. Os filhotes de focas das ilhas Farne são marcados com tinta por especialistas para monitoramento das colônias e a cor deste pigmento muda de acordo com seu período de nascimento.
Dois dos filhotes encontrados na Holanda tinham marcas de tinta azul, o que significa que eles nasceram por volta de 30 novembro. A terceira foca tinha tinta amarela no corpo, o que significa que nasceu no meio de novembro.
“Os dois filhotes com marcas azuis ainda seriam dependentes de seus pais e o terceiro filhote teria acabado de ficar independente quando os três começaram a viagem até a Holanda”, afirmou Steel. O National Trust afirma que a taxa de sobrevivência das focas cinzentas no mar em volta das ilhas é baixa, mais de 45% dos filhotes não conseguem sobreviver aos meses de inverno.
Fonte: BBC Brasil