EnglishEspañolPortuguês

RECOMEÇO

Tecnologia do bem: chihuahua de duas patas ganha prótese 3D

13 de agosto de 2021
Lorena Rocha I Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Diário Veterinário

A cadelinha Guzzy nasceu sem suas pernas dianteiras, mas graças ao desenvolvimento da tecnologia 3D, a chihuahua de um ano poderá viver como qualquer outro cachorro.

Santiago García, diretor de Medicina Veterinária e Zootécnica da Universidade do Vale do México, criou um dispositivo que consiste de três rodas ajustáveis apoiadas no peito de Guzzy, permitindo que ela se locomova livremente e sustente sua cabeça, impedindo possíveis danos em sua coluna.

“Corrigir a postura ajudará a prevenir o desenvolvimento de patologias relacionadas à degeneração dos músculos e articulações devido ao movimento em uma posição anormal dos membros posteriores”, disse Santiago García. 

Guzzy costumava se mover como um canguru, pulando com suas patas traseiras, ou era transportada no colo de seu tutor.

Com a nova tecnologia, desenvolvida a partir da resina ABS para garantir leveza e resistência, a prótese pode ser ajustada em altura, crescendo em conjunto com a cadelinha.

“O desafio de projetar o dispositivo dado a Guzzy foi ajustá-lo à sua altura. Este desenho permite que cresça com o cão e as peças podem ser facilmente adaptadas ou até substituídas caso uma delas quebre ou deixe de ter utilidade”, afirmou García.

A cachorrinha está em fase de adaptação, afirma o AmoMeuPet, e a previsão é de que em um mês, ela já esteja acostumada ao carrinho e pronta para viver uma vida a quatro patas, mais ou menos.

    Você viu?

    Ir para o topo