Duas tartarugas foram flagradas por banhistas no Canal 4, em Santos, no litoral de São Paulo, neste fim de semana. Segundo técnicos do Gremar, que realizam o monitoramento costeiro da região, os animais estão saudáveis e não precisaram ser resgatados.
As tartarugas foram registradas na sexta-feira (13) e no sábado (14) e despertaram a atenção de caminhantes, que ficaram preocupados com os animais dentro do canal. Equipes do Gremar foram acionadas e as localizaram em boas condições.
“Eles estavam bem. Próximo à mureta dos canais há algas e, por isso, estavam ali. As duas estavam se alimentando. Não as retiramos, pois estavam saudáveis, mas vamos monitorá-las nos próximos dias”, explica a bióloga Rosane Fernanda Farah.
As duas tartarugas foram registradas no trecho do canal interligado ao mar. A suspeita é que com a alta da maré, elas devem tê-lo acessado. “As duas podem sair sozinhas, mas a nossa equipe monitora a praia diariamente e qualquer problema a gente as retira”.
Durante o trabalho deste sábado, entretanto, quatro tartarugas foram encontradas mortas nas praias de Santos, São Vicente (SP), Guarujá (SP) e Bertioga (SP). Elas serão submetidas a exames. “Resgatamos também duas vivas, que estavam debilitadas e passarão por tratamento”.
O Gremar integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), um condicionante para a exploração do pré-sal na costa brasileira. Banhistas podem acionar as equipes pelos telefones 0800 642 4441 ao localizarem animais encalhados nas praias da região.
Fonte: G1