Um tatu foi resgatado pela equipe do Corpo de Bombeiros em uma casa na área urbana de Vilhena (RO), no último sábado (22). De acordo com a tenente Viviani Oliveira, o animal estava com a cauda lesionada e precisou ser atendido por um médico veterinário.
O aparecimento de animais silvestres tem sido recorrente na região e os militares alertam a população sobre os cuidados que se deve ter diante dessa situação.
“O animal estava em uma residência no bairro Alto Parecis. Observamos que ele estava com a cauda ferida, o que pode ter sido ocasionado por um cachorro. O tatu passará por cuidados de um profissional e depois será devolvido ao habitat natural dele”, explicou Viviani.
Cobras e capivara
Em janeiro, uma jiboia, uma cobra preta e uma capivara foram encontradas em bairros residenciais de Vilhena (RO).
A serpente, que mede aproximadamente 1,10 m, estava enrolada e escondida na parte de baixo da máquina de lavar da residência de uma família. A cobra preta também foi encontrada em baixo da máquina de lavar roupas.
A capivara foi encontrada passeando em uma rua no centro da cidade. Os militares do Corpo de Bombeiros fizeram a captura e encaminharam o animal à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Alerta
A tenente Viviani alerta à população para que, caso um animal selvagem seja encontrado na área urbana, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Ambiental ou Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) devem ser acionados para fazer o resgate e a soltura em local adequado.
Fonte: G1