EnglishEspañolPortuguês

DENÚNCIA

Tartarugas são encontradas mortas presas a rede de pesca em Vitória (ES)

Animais foram encontrados na praia da Curva da Jurema (ES). Legislação proíbe a pesca utilizando qualquer tipo de rede, como de emalhe, espera, cerco ou de arrasto, na Baía de Vitória e canais de navegação do município.

22 de agosto de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução

Cinco tartarugas foram encontradas presas a redes de pesca na manhã de domingo (21), na praia da Curva da Jurema, em Vitória (ES).

Os animais estavam mortos quando foram encontrados por praticantes de esporte, próximo ao píer do Iate Clube.

“Constantemente temos denunciado que pescadores lançam redes na Curva da Jurema. Não adianta vir com a lancha da fiscalização às 10h porque eles lançam as redes à noite”, disse um velejador que preferiu não se identificar.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam) informou que fiscais estiveram na tarde de domingo no local para apurar denúncia de utilização ilegal de rede de espera e encontraram as redes.

“A fiscalização já está atuando no sentido de identificar os responsáveis”, informou a Prefeitura.

Foto: Reprodução

Legislação

De acordo com a Prefeitura, a Lei Municipal 9077/2017 proíbe a pesca com qualquer tipo de rede, como de emalhe, de espera, de cerco ou de arrasto, na Baía do Espírito Santo, na Baía de Vitória e nos canais de navegação do município.

A pena para quem for flagrado pescando com qualquer tipo de rede é de apreensão de todo o material e pagamento de multas, que podem variar de R$ 700 a R$ 100 mil. A pessoa ainda pode responder a um processo por crime ambiental.

A Prefeitura informou ainda que realiza constante fiscalização nas baías e canais de Vitória e a população pode colaborar por meio de denúncias que podem ser registradas pelo Fala Vitória 156.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo