Já foram encontrados 14 animais atingidos pelo óleo no litoral potiguar
Duas tartarugas foram encontradas mortas, com óleo nos corpos, no domingo (28), na praia de Tabatinga, em Nísia Floresta (RN). A região voltou a ter registros do óleo no final de semana.
Os corpos foram retirados do local pelo Projeto Cetáceos da Costa Branca, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
O professor Flávio Lima, que coordena o projeto, explicou que os animais eram da espécie tartaruga-verde. “Não eram filhotes, mas animais ainda jovens”, disse ao G1.
Na segunda-feira (28), outro animal da mesma espécie foi encontrado na Praia do Meio, em Natal. Ele não tinha, no entanto, óleo no corpo.
Até o momento, segundo o coordenador, já foram encontrados 14 animais atingidos pelo óleo no litoral potiguar desde setembro – sendo 13 tartarugas e uma ave. Cinco estavam vivos e nove mortos. O número é superior ao divulgado pelo Ibama em 20 de outubro. O órgão alegou que apenas oito tartarugas oleadas haviam sido encontradas no estado. Animais mortos sem manchas de óleo não foram contabilizados.
De acordo com o projeto, apesar de ter sido encontrada viva, a ave morreu dias depois do resgate.
Filhotes de tartaruga também foram resgatados, em uma ação preventiva. Eles nasceram na praia da Redinha, em Natal, e serão devolvidos à natureza em breve. “A expectativa é soltá-las ainda essa semana”, afirmou o professor.