Uma tartaruga-verde encalhou dentro do Canal 7, em Santos, no litoral de São Paulo, na manhã deste sábado (7). O animal, que estava bastante debilitado, foi resgatado e passará por tratamento nas próximas semanas.
Moradores do bairro viram a tartaruga dentro do canal, a cerca de três quadras da praia, e avisaram o Corpo de Bombeiros. Eles foram até o local e retiraram o animal de dentro do canal. A tartaruga foi levada para o Aquário de Santos.
Segundo a veterinária Cristiane Lassalvia, a tartaruga resgatada é bem jovem e deve ter entre seis meses e um ano de vida. A tartaruga estava com o casco cheio de algas e bem magra. “Está desidratada, com os olhos bem fundos. O quadro é igual o da maioria dos animais que aparece por aqui”, afirma a veterinária.
Cristiane acredita que a tartaruga, como estava fraca, não conseguiu nadar e foi levada pelas ondas para dentro do canal. Ela estima que o animal estava sem comer e sem evacuar há alguns dias. “Ela deve estar com um conteúdo estranho, que pode ser lixo, e isso bloqueia a passagem dos alimentos”, explica.
A tartaruga-verde vai se juntar a outras oito animais da mesma espécie que estão no centro de reabilitação para animais marinhos do Aquário de Santos. Ela irá passar por exames, tomar soro e fazer fluidoterapia até conseguir se alimentar e voltar para o mar. “Vamos ver se ela consegue expelir todo o conteúdo que está dentro dela. Vamos ficar em observação”, explica a veterinária. Não há previsão de quanto tempo a tartaruga irá permanecer em tratamento.
Fonte: G1