EnglishEspañolPortuguês

SOFRIMENTO

Tartaruga-verde de 26 anos morre no litoral de São Francisco do Sul (SC) após ingerir anzol

28 de maio de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: PMP-BS/Univille/Divulgação

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) encontrou uma tartaruga-verde debilitada na praia da Enseada, em São Francisco do Sul. O animal era o mais velho já avistado pelo projeto desde o início das atividades em 2019. A tartaruga-verde estava com 26 anos e morreu após a ingestão de um anzol.

Após ser resgatada, o veterinário da Univille identificou que o animal estava em choque devido ao estado grave de saúde. Ela ingeriu um anzol com fio de náilon e precisou ser submetida a um processo de morte induzida.

A tartaruga era uma fêmea, de 92 centímetros e pesava 70 quilogramas. Ela foi encontrada viva, mas com batimentos cardíacos irregulares.

Foto: PMP-BS/Univille/Divulgação

No exame de necropsia, os pesquisadores do projeto encontraram uma ruptura no intestino de 1,5 centímetros, que causou uma infecção bacteriana no animal. A lesão foi causada pelo apetrecho de pesca.

Conforme o PMP-BS/Univille, no Litoral Norte de Santa Catarina, a tartaruga-verde é a espécie mais abundante, sendo a única tartaruga-marinha que ocorre no interior da Baía Babitonga. O local é considerado um relevante sítio de recrutamento para a espécie.

A grande maioria das tartarugas encontradas na região são indivíduos jovens, com carapaça de 30 a 50 centímetros de comprimento.

Fonte: O Município

    Você viu?

    Ir para o topo