O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) encontrou uma tartaruga-verde debilitada na praia da Enseada, em São Francisco do Sul. O animal era o mais velho já avistado pelo projeto desde o início das atividades em 2019. A tartaruga-verde estava com 26 anos e morreu após a ingestão de um anzol.
Após ser resgatada, o veterinário da Univille identificou que o animal estava em choque devido ao estado grave de saúde. Ela ingeriu um anzol com fio de náilon e precisou ser submetida a um processo de morte induzida.
A tartaruga era uma fêmea, de 92 centímetros e pesava 70 quilogramas. Ela foi encontrada viva, mas com batimentos cardíacos irregulares.
No exame de necropsia, os pesquisadores do projeto encontraram uma ruptura no intestino de 1,5 centímetros, que causou uma infecção bacteriana no animal. A lesão foi causada pelo apetrecho de pesca.
Conforme o PMP-BS/Univille, no Litoral Norte de Santa Catarina, a tartaruga-verde é a espécie mais abundante, sendo a única tartaruga-marinha que ocorre no interior da Baía Babitonga. O local é considerado um relevante sítio de recrutamento para a espécie.
A grande maioria das tartarugas encontradas na região são indivíduos jovens, com carapaça de 30 a 50 centímetros de comprimento.
Fonte: O Município