EnglishEspañolPortuguês

LIXO DESENFREADO

Tartaruga resgatada em Florianópolis chama a atenção por expelir lixo durante uma semana

Animal está passando por um processo de reabilitação

12 de junho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Nilson Coelho | R3 Animal

Uma tartaruga-verde, resgatada há mais de uma semana em um rancho de pesca predatória em Florianópolis, chamou a atenção de pesquisadores por causa da quantidade de lixo presente em suas fezes. O réptil segue sendo monitorado nesta sexta-feira (10).

Segundo a equipe do R3 Animal, associação responsável pelo resgate, entre os objetos expelidos há plásticos, fios de nylon, barbantes e um pedaço de tampa de garrafa.

Apesar disso, segundo a associação, a tartaruga de 5,3 quilos responde bem ao tratamento de reabilitação, que está sendo feito pelo Projeto Tamar, na Barra da Lagoa. A ideia é que ela possa voltar à natureza em breve.

Segundo a veterinária Joyce Bitencourt, o animal aparentava estar deprimido nos primeiros exames, porém reativo aos estímulos.

Foto: Nilson Coelho | R3 Animal
Foto: Nilson Coelho | R3 Animal

“No dia seguinte, já apresentava melhora da consciência. E, no teste em recinto com água salgada, apresentou boa postura, com movimentos natatórios coordenados e reflexo respiratório adequado”, explica Joyce

A tartaruga também possui lesão na base de uma das nadadeiras, que pode ter sido causada por rede de pesca, segundo a profissional.

A técnica de monitoramento da R3 Animal, Paula Azevedo Figueiredo, resgatou a tartaruga na última semana, após a associação ser acionada por populares. O réptil foi, então, entregue ao Projeto Tamar, responsável pela reabilitação de tartarugas.

Embora as ações da R3 Animal se restrinjam à Ilha de Santa Catarina, a equipe fez o resgate na parte continental da Capital em apoio ao Instituto Australis, responsável pela área, que compreende Imbituba e Governador Celso Ramos.

Foto: Nilson Coelho | R3 Animal
Foto: Nilson Coelho | R3 Animal

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo