Uma tartaruga-de-couro, também conhecida como tartaruga-gigante, foi encontrada na tarde desta quinta-feira (24) na praia Barra de Cunhaú, litoral sul do Rio Grande do Norte. De acordo com o biólogo responsável pelo Aquário de Natal, Douglas Brandão, a tartaruga é uma das espécies mais ameaçadas em extinção.
O animal foi encontrado pelo projeto Tamar sem uma das nadadeiras e trazido para o Aquário de Natal, onde está sendo medicado pelo setor de veterinária. O biólogo informou que a tartaruga, que foi encontratada com ferimento um pouco cicatrizado, pesa cerca de 300 kg e tem 1,30 metro de casco, e por isso trata-se de um animal jovem. Brandão explicou que a espécie adulta pode chegar a 600 kg e 2,10 metros de casco. A tartaruga-de-couro se alimenta de alga viva em alto-mar.
O biólogo disse que os profissionais do aquário estão procurando um local adequado para a tartaruga ficar em tratamento e ser devolvida ao mar tão logo seja possível. “Trata-se de um animal muito sensível que deve ser devolvido ao seu habitat o mais rápido possível”, explicou.
Fonte: Pernambuco.com