EnglishEspañolPortuguês

LONGEVIDADE

Tartaruga monitorada há 37 anos se torna a mais velha desovando no Brasil: 'Põe ovos ao lado das netas', diz especialista

'Essa é a tartaruga mais antiga que a gente tem registro desovando no Brasil', disse biólogo da Fundação Projeto Tamar. Pela estimativa, a fêmea pode ter mais de 60 anos e retorna sempre à mesma praia para desovar.

19 de fevereiro de 2026
Juirana Nobres
12 min. de leitura
A-
A+
Foto: Fundação Projeto Tamar

Uma tartaruga-cabeçuda monitorada desde a década de 1980 voltou a desovar na praia de Povoação, em Linhares, no Norte do Espírito Santo, e entrou para a história da proteção marinha no Brasil como a tartaruga mais velha a desovar no litoral brasileiro.

Marcada pela primeira vez em 1988, a fêmea foi reencontrada no último dia 2 de dezembro de 2025, após 37 anos de registros. Segundo especialistas, esse é o acompanhamento mais longo já documentado no país para uma tartaruga marinha em atividade reprodutiva.

Durante toda a vida, as tartarugas sempre retornam, a cada ciclo reprodutivo, ao mesmo local de nascimento para desovar. No caso desse animal em específico, há quase 40 anos, ela volta para as areias da cidade capixaba, local onde nasceu.

    Você viu?

    Ir para o topo