Uma tartaruga marinha foi encontrada morta por banhistas na tarde deste sábado (08) na Praia de Atalaia, cidade de Luís Correia, Litoral do Piauí. O animal já estava bastante inchado e apresentava mau cheiro. De acordo com dados do monitoramento feito pelo Projeto Biomade, mais de 10 tartarugas já foram encontradas mortas nas praias do estado só nesses primeiros dias do mês.
Segundo a bióloga Werlanne Magalhães, os técnicos do projeto já orientaram alguns moradores da região para os primeiros procedimentos em casos de registro de animais mortos. “Eles são orientados a retirarem o animal da faixa de praia, como forma de não comprometer a área dos banhistas, registrar em fotos e após isso enterrar o animal. Nós vamos até o local quando há o encalhe de animais vivos para fazer o resgate e prestar atendimento clínico”, explicou.
Ainda de acordo com a bióloga, esta é considerada a alta temporada reprodutiva das tartarugas marinhas e um intenso trabalho de monitoramento foi feito durante todo o feriado de carnaval para conscientizar turistas e a comunidade para a importância de preservar os locais de desova.
Essas espécies são bastante vulneráveis à ação humana e existem vários fatores que podem contribuir para a morte dos animais, como o lixo e a pesca.
Fonte: G1.