Uma tartaruga marinha verde foi encontrada morta, na manhã desta sexta-feira (1), na praia de Ponta Verde, em Maceió (AL). De acordo com informações de biólogos do Instituto Biota de Conservação, o animal media 56,5 cm, era macho e estava em estado avançado de decomposição.
Os biólogos disseram que não foi possível detectar a causa da morte. De acordo com análises, a tartaruga apresentava o vírus fibropapiloma, uma doença de origem humana, em que surgem verrugas pelo corpo.
“O animal estava com o vírus, mas isso não quer dizer que essa foi a causa da morte”, explicou o biólogo Bruno Stefanis, presidente do Instituto Biota, com sede em Riacho Doce.
Ainda segundo o biólogo, um golfinho também foi encontrado morto, na tarde desta quinta-feira, na praia de Jacarecica. Ele foi visto por populares e media 2,45 m, da espécie conhecida como cabeça-de-melão.
A tartaruga foi enterrada na própria praia de Ponta Verde. Os biólogos explicaram que eles demarcam o ponto onde os animais são enterrados para, caso necessitem, resgatá-los para utilização em estudos.
Fonte: O Globo