EnglishEspañolPortuguês

SEM VIDA

Tartaruga-marinha de 40 quilos e ameaçada de extinção é encontrada em Praia Grande (SP)

28 de fevereiro de 2024
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Redes sociais

Uma tartaruga-oliva foi encontrada morta na praia do Caiçara, em Praia Grande, na tarde do último sábado (24). A espécie está entre as ameaçadas de extinção, na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN).

O Instituto Biopesca foi acionado por volta das 16h, no último sábado (24), para atender uma ocorrência no local. De acordo com a instituição, a tartaruga-oliva tinha 89 cm de comprimento e pesava 40 quilos.

O cadáver do animal foi levada à sede do instituto, mas devido ao estado avançado de decomposição, não foi possível identificar a causa da morte.

A espécie

De acordo com o biólogo do Aquário de Santos, Alex Ribeiro, a tartaruga-oliva é geralmente encontrada em zonas tropicais. Segundo ele, é uma das menores espécies de tartarugas-marinhas e é chamada de oliva pelo fato do casco ser mais esverdeado, se assemelhando a uma azeitona.

Ribeiro entende que, como a espécie fica próximo a áreas costeiras de regiões urbanizadas, o habitat desses animais é afetado. As tartarugas também são vítimas da captura acidental e ingestão de lixo. Tudo isso, segundo ele, contribui para que esteja ameaçada de extinção.

Ameaçada de extinção

Segundo o Projeto Tamar, todas as espécies de tartarugas marinhas que vivem no Brasil estão ameaçadas de extinção e incluídas na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente.

O Projeto Tamar trabalha desde 1980 na recuperação, pesquisa e conservação de tartarugas-marinhas.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo