EnglishEspañolPortuguês

AMEAÇADA DE EXTINÇÃO

Tartaruga marinha da maior espécie do planeta é resgatada em praia no Ceará

Tartaruga-de-couro estava encalhada na faixa de areia da Praia do Presídio, em Aquiraz, na Grande Fortaleza.

7 de março de 2026
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Uma tartaruga da espécie Dermochelys coriacea, conhecida como tartaruga-de-couro, foi resgatada na Praia do Presídio, em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), na tarde de quarta-feira (04/03).

A espécie, ameaçada de extinção, é considerada a maior tartaruga marinha do mundo, podendo ultrapassar dois metros de comprimento e pesar mais de 700 kg. A presença dela no litoral cearense é considerada rara.

O animal foi encontrado por dois pescadores, encalhado na faixa de areia. Eles acionaram os membros da Associação de Preservação do Meio Ambiente (Apremace) de Aquiraz, que foram até o local.

Após o resgate, a tartaruga foi encaminhada para a sede da Associação, onde passou por uma avaliação com o veterinário.

Na ocasião, foi constatado que é um animal jovem, sem ferimentos, com 124 centímetros de comprimento por 85 centímetros de largura, que estava sem um dos membros, mas não apresentava lesões recentes.

Nesta quinta-feira (05/03), a tartaruga-de-couro foi encaminhada para um centro de reabilitação no Rio Grande do Norte, onde será acompanhada por profissionais.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo