Uma tartaruga-verde (Chelonia mydas), encontrada em Praia Grande, no litoral de São Paulo, no dia 4 de dezembro, foi encaminhada para reabilitação após ter suas condições clínicas estabilizadas no Instituto Biopesca. A tartaruga foi encontrada muito magra, debilitada e com quadro de pneumonia.
Uma equipe do Biopesca fez o resgate da tartaruga e a encaminhou para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos do instituto, também em Praia Grande. Depois de ser medicada e passar por exames, o animal seguiu para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos do Instituto Gremar, em Guarujá.
O Instituto Biopesca é uma das instituições executoras do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto avalia possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna, em Santa Catarina, até Saquarema, no estado do Rio de Janeiro, dividido em 15 trechos. O Instituto Biopesca monitora o Trecho 8, compreendido entre Peruíbe e Praia Grande.
Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos, mas debilitados, ou mortos, entre em contato pelo telefone 0800 642 3341 (horário comercial) ou pelo celular 13 99601 2570 (WhatsApp/24h).
Fonte: Costa Norte