Uma tartaruga-oliva, ameaçada de extinção, foi encontrada em uma embarcação de pesca irregular no último domingo (21) durante uma ação da Polícia Militar Ambiental em Guarujá, Litoral de São Paulo. Duas embarcações foram paradas e nelas foram apreendidos 550 metros de redes de pesca.
De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMAmb), as apreensões aconteceram nas proximidades do Farol da Moela, onde foram encontradas duas redes de emalhe de superfície (conhecidas como boiadas), com variação de 200 a 350 metros cada, totalizando cerca de 550 metros.
Durante a ação, duas embarcações foram vistas em atividades de pesca durante o patrulhamento preventivo marítimo. Ambas foram abordadas e fiscalizadas pela equipe policial.
Em uma das embarcações, os agentes descobriram que o pescador não tinha documentação de permissão para pesca e ele recebeu uma multa de R$ 3,2 mil. Dentro do barco, foram apreendidos 30 kg de pescados diversos, uma rede de pesca de 350 metros e uma embarcação de fibra.
Ainda segundo a PM, os policiais encontraram uma tartaruga-oliva durante a fiscalização. A espécie está ameaçada de extinção e foi achada dentro da embarcação. Questionado, o pescador disse que faria a soltura em terra, entretanto a equipe imediatamente soltou o animal no mar.
A corporação ressaltou que a equipe realizou a soltura, pois o animal não apresentava nenhum sinal de ferimentos ou fungos e estava saudável.
Na outra embarcação, o pescador não tinha documentações de pesca, por isso foi multado em R$ 2 mil e os policiais apreenderam 200 metros de rede e uma embarcação de fibra.
Fonte: A Tribuna