Um filhote de tartaruga da espécie verde foi encontrado morto no início da tarde desta terça-feira (8), na praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife. Segundo os ambientalistas da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Prefeitura da cidade, o animal ficou sufocado porque havia engolido um saco plástico junto com algas. A equipe foi acionada por banhistas que encontraram o animal morto.
A tartaruga achada em Piedade era uma fêmea da espécie verde, com 60 centímetros de comprimento e não chegava a pesar três quilos, pois ainda era um filhote e tinha menos de um ano de vida. Segundo o ambientalista Adriano Artoni, animais dessa espécie costumam viver 100 anos, em média. “Ela tinha menos de um ano, era um filhote. Quando fizemos a biópsia do animal, havia algas e uma obstrução com plástico no esôfago”, detalhou.
A veterinária Ana Cláudia Araújo também colaborou no socorro do animal e na biópsia feita para identificar as causas da morte. “A gente costuma ceder o material coletado para estudo em universidades. Mas como a gente já identificou a causa da morte, enterramos na praia”, explicou.
Ainda na tarde desta terça, Artoni informou que uma outra tartaruga foi encontrada morta na praia do Janga, em Paulista. O ambientalista não soube, entretanto, precisar a causa da morte do animal.
Fonte: G1