EnglishEspañolPortuguês

Tartaruga é encontrada na zona urbana de Vila Velha (ES)

29 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Roberto Martins
[email protected]

A Polícia Militar Ambiental foi acionada na tarde desta segunda-feira (28), por um adolescente residente no bairro Vale Encantado, município de Vila Velha, solicitando o recolhimento de um “jabuti”, que foi encontrado por crianças abandonado em uma rua do bairro.

Pelas descrições informadas ao telefone, os policiais preliminarmente suspeitaram de que não se tratava de um jabuti e chegando ao local, encontraram uma tartaruga identificada por cabeçuda (Caretta caretta), fêmea, medindo cerca de uns 40 centímetros, pesando em torno de uns três quilos.

A tartaruga que se encontrava em uma bacia com água e algumas verduras oferecidas pelas crianças na tentativa de alimentá-la foi recolhida e levada para o Parque Estadual Paulo César Vinha, sendo avaliada por um biólogo que atestou as condições de saúde do animal, sendo imediatamente solta retornando ao mar sem nenhuma dificuldade.

Os policiais registraram o fato em boletim de ocorrência e ouvindo populares no momento do recolhimento, não souberam identificar precisamente como a tartaruga veio a ser abandonada na área urbana, cerca de três quilômetros do mar.

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Segundo o cabo Fantin que realizou o recolhimento, “o importante é que o quelônio estava em boas condições, e foi salvo, graças à iniciativa do adolescente que com muita presteza e iniciativa, acionou imediatamente a Polícia Ambiental para realizar o recolhimento”.

Saiba mais:

A tartaruga cabeçuda (Caretta caretta) é a mais comum desovando no litoral, com maior concentração na Bahia, ocorrendo também nos Estados de Sergipe, Espirito Santo e Rio de Janeiro. O Brasil ocupa a terceira posição entre os sítios de desova dessa espécie no oceano Atlântico. Classificada como em perigo de extinção, é encontrada em todos os mares.

A espécie é conhecida popularmente por esse nome por causa da sua cabeça proporcionalmente maior que as demais espécies, alcançando até 25 centímetros. Podem ter mais de um metro de comprimento de casco, cuja coloração é marrom na parte superior e amarelada na parte inferior, contando com cinco pares de placas laterais. Pesa entre 100 até 180 quilos.

Com uma estimativa mundial de população em torno de 60 mil fêmeas em idade reprodutiva, a cabeçuda atinge a maturidade sexual entre 25 e 30 anos. Cada ninho contém quase 130 ovos, em média, com tempo de incubação médio de 60 dias. O intervalo entre os períodos reprodutivos varia de dois a três anos. Cerca de 70% a 80% dos ovos geram filhotes.

A cabeçuda é carnívora por excelência, durante todas as fases de sua vida. Alimenta-se de caranguejos, moluscos, mexilhões e outros invertebrados triturados com ajuda dos músculos poderosos da sua mandíbula, capazes de quebrar conchas e carapaças de outros animais com facilidade.

Você viu?

Ir para o topo