Uma tartaruga da espécie Chelonia mydas, conhecida como tartaruga verde, foi encontrara morta por banhistas, na praia de Cruz das Almas. Segundo a bióloga do Instituto Biota de Conservação, Gisele de Oliveira, o animal tinha partes de um teclado de computador no intestino, porém, ainda não é possível determinar a causa da morte.
Segundo a bióloga, essa foi a oitava tartaruga encontrada morta neste mês de julho no litoral de Maceió (AL). O animal foi enterrado na areia. Os técnicos do Instituto irão fazer um estudo para descobrir o que estaria causando a morte de tantos animais. Nessa quinta-feira (21) foram encontrados outras duas tartarugas nas praias de Ponta Verde e Pajuçara.
“O animal tinha cerca de 1 metro, e uns 70 kg. Encontramos um pedaço de material de teclado de computador, mas não podemos afirmar se foi isso que causou a morte. O animal também não tem marcas da ação do homem, como arpão ou anzol”, disse a bióloga.
“Não podemos apontar nenhuma suspeita. Pelo menos em outros animais que eu vi não tinham lixo no intestino, então não podemos afirmar a culpa é do lixo jogado no mar. Então vamos colher amostrar e examinar os vários casos para tentar chegar a uma conclusão. A época da desova é entre os meses de setembro a março. Ainda não temos suspeitas do que estaria provocando as mortes”, disse Gisele.
Fonte: Gazeta Web
Nota: As fotos não fazem parte da matéria original. As imagens foram enviadas à ANDA pelo diretor executivo do Intituto Biota, Bruno Stefanis