Uma tartaruga-marinha foi salva por dois praticantes de stand up paddle na Baía de Guanabara, na região da Zona Sul do Rio. O animal estava enroscado em sacolas plásticas. Eles afirmam que a tartaruguinha estava ofegante e tentava se libertar dos resíduos plásticos.
Após o resgate, que contou o apoio de uma militar do Exército, a tartaruga foi devolvida à natureza após orientação dada pela Capitania dos Portos. As testemunhas da soltura afirmam que conseguiu nadar tranquilamente e sem dificuldades. As informações são do portal Diário do Rio.
Um estudo feito pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF) indica que o Brasil é o 4º maior produtor de plástico do mundo e descarta 11.355.220 milhões de toneladas de lixo plástico por ano. Cada brasileiro produz 1 kg de lixo plástico por semana.
Estudos indicam que há cerca de 5,25 trilhões de resíduos plásticos flutuando no oceano, o que é equivalente a 269 mil toneladas deste material. Anualmente, mais de 100 mil animais marinhos morrem em decorrência da poluição plástica.