Após ficar presa em uma rede de pesca e quase morrer, uma tartaruga foi devolvida ao mar em Praia Grande, litoral paulista, nesta quinta-feira (20).
A tartaruga foi encontrada por um pescador na praia Ocian no final de junho. Ela havia se enroscado na rede de pesa e tudo indica que já estava morta. O pesquisador acionou a equipe do Instituto Biopesca, que foi socorrê-la. Eles a levaram para receber atendimento da equipe veterinária do Instituto, que conseguiu salvá-la.
Após isso, o animal foi levado para a sede da Aiuká, empresa especialista em reabilitar animais marinhos. Lá, ela passou 25 dias sob tratamento, onde também recebeu uma argola de monitoramento seguida pela soltura.
Segundo o Instituto Biopesca, a tartaruga está muito bem de saúde. Eles explicam que a implantação da argola é necessária para caso ela seja encontrada novamente, os pesquisadores possam ter acesso ao seu histórico, auxiliando no tratamento e conservação da espécie.
Os especialistas acreditam que ela tenha ficado presa na rede de pesca e não tenha conseguido voltar à superfície para respirar, o que teria ocasionado o desmaio.
Após a recuperação do animal, os profissionais decidiram soltá-la na natureza na praia do Canto do Forte. O pescador que a salvou fez questão de participar do momento, juntamente com as equipes do Biopesca e da Aiuká.